Os ácidos gordos essenciais são assim chamados uma vez que o nosso corpo não os consegue produzir naturalmente. A única forma de obter esses nutrientes é através da nossa dieta, razão pela qual os alimentos ricos em ácidos gordos omega-3 são tão importantes para nós.
Existem duas famílias de ácidos gordos essenciais: o omega-3 e o omega-6, ambos importantes para uma vida saudável. Ambos os ácidos gordos essenciais apoiam funções importantes para o desenvolvimento do nosso corpo, mas na nossa sociedade actual, nós temos uma ingestão desproporcional de omega-6 em relação ao omega-3. Isto provoca o desequilíbrio do importante rácio omega-6:3 nos nossos corpos, fazendo com que a maioria da população viva desequilibrada.
Os ácidos gordos essenciais contribuem, entre outras funções, para a saúde normal do cérebro, do coração, da visão normal e para manter os níveis de triglicerídeos no sangue, ao mesmo tempo que apoiam os componentes estruturais das membranas celulares.
Ácidos gordos saturados e insaturados
Voltando ao rácio omega-6:3, actualmente estamos a consumir muitas gorduras saturadas e poucas gorduras insaturadas. As gorduras compactadas, sem ligações duplas entre os ácidos gordos, são conhecidas como gorduras saturadas. Isso inclui alimentos como carne gordurosa, cordeiro, alguns produtos de frango e lacticínios.
As gorduras insaturadas, por outro lado, são pouco compactadas. Elas existem na forma de gorduras monoinsaturadas (azeite, abacate, nozes e sementes) e polinsaturadas. O corpo precisa deste último para funcionar e pode ser dividido em dois tipos: omega-6 e omega-3.
A dieta mediterrânea é favorecida quando se trata de manter o bem-estar geral. Isso significa optar por gorduras saudáveis (monoinsaturadas e polinsaturadas), azeite em vez de manteiga, iogurte desnatado em vez de gelado e peixe rico em gordura como substituto de carnes processadas.
Consumir omega-3 suficiente: você precisa de suplementos de ácidos gordos?
Embora seja importante comer frutos do mar duas vezes por semana para maximizar os benefícios dos ácidos gordos omega-3, EPA e DHA, isso não garante uma proporção de omega-6:3 ideal. O ALA, o omega-3 mais comum, é encontrado em óleos vegetais, nozes e vegetais folhosos. Embora não seja difícil de consumir, o ALA é geralmente utilizado como energia, o que limita a sua conversão em EPA e DHA. Isto diz-nos que simplesmente comer esses alimentos não garante um rácio equilibrado de omega-6:3.
O Zinzino BalanceTest é uma das melhores formas de determinar o seu rácio pessoal omega-6:3, pois fornece-lhe a medição de 11 ácidos gordos no sangue, que lhe permite tomar as melhores decisões de saúde.
Junte-se à nossa Newsletter
Terá acesso a toda a informação sobre como melhorar a sua saúde e bem estar com a ajuda da nutrição personalizada de última geração da Zinzino.